3 mitos sobre o divórcio que as pessoas normalmente acreditam

Todo casamento tem problemas e isso é inegável. Problemas fazem parte da existência humana e, de certa forma, são eles que dão algum sabor à vida. Condições adversas, dificuldades, expectativas não atendidas, desentendimentos são ajustes que a vida nos dá. São desafios que devemos enfrentar e lutar para sermos vitoriosos.

Segundo Viviane Mosé, a pergunta diante dos problemas é: que aspecto da minha alma precisa crescer e se transformar?


No entanto, muitas vezes existem problemas que não se resolvem e desafiam a capacidade de permanecer lutando. Nesses momentos, todas as relações humanas sofrem, sejam as amorosas, as profissionais, de parentalidade e até consigo mesmo. O casamento costuma ser o ponto de maior choque. O divórcio surge diante dos cônjuges com problemas como a única solução, e em alguns casos é, mas na maioria das vezes, os problemas são apenas um convite ao crescimento.

E geralmente as pessoas tendem a fantasiar a respeito do divórcio. Alguns creem que seja a solução dos problemas, ou o fim de suas relações amorosas, outros que seja o registro de seu fracasso, já outros creem ser a porta para a liberdade. Independente das expectativas de quem se divorcia, existem mitos sobre o divórcio que podem levar mais tarde à angústia e mais desapontamentos. Aqui estão três deles:

A separação é a saída: Como já dito antes, em alguns casos, é. Se existe violência doméstica ou abuso de qualquer ordem, sim, a saída é o divórcio. Caso não seja assim, existem maneiras melhores de lidar com os problemas. Deve-se procurar todos os meios possíveis de resolver os conflitos e ajustar-se à relação. Deve haver mudança de vida. Mudança de atitude, há que se buscar ajuda antes de decidir por um divórcio. A separação pode ser uma decisão muito difícil e dolorosa para ambos e para os filhos.

A culpa é do outro: Em alguns casos sim, como por exemplo, o cônjuge que trai. Traição é um dos grandes motivos para divórcio. Porém, nunca é culpa de ninguém a não ser do que trai. Existem pessoas que racionalizam dizendo que foram buscar fora o que não tem em casa, que o outro não supre suas necessidades. Desculpa esfarrapada simplesmente, ou preguiça de trabalhar a relação, de mudar, de tratar o outro melhor. Na maioria das vezes a culpa é de ambos. Por isso, ao invés de olhar a grama verde do vizinho, cuidem bem da própria grama que ela ficará verde também.

Depois do divórcio tudo irá melhorar: Esse talvez seja o maior mito de todos. Não vai melhorar nada. Se sua alma não melhorou, não cresceu, tudo continuará igual. O mito comum é de que quem já passou por erros no primeiro casamento, não os cometerá novamente na próxima relação. Isso pode até acontecer, se a pessoa tiver reconhecido seu erro, amadurecido na solução destes e tiver aprendido algo com eles. Senão, ela só vai levar os problemas de um relacionamento para o outro.

Segundo estudo feito por Joshua R. Goldstein e publicado com o título "The Leveling of Divorce in the United States" (O nivelamento do divórcio nos Estados Unidos), embora muitas pessoas consigam uma relação bem-sucedida após um divórcio, a taxa de divórcios de segundos casamentos é de fato maior do que a dos primeiros casamentos.

Tendo em vista a fragilidade de tais mitos, a melhor solução deve ser procurar ser um ser humano melhor, para viver uma relação melhor. O casamento é um acordo mútuo que envolve vidas, sentimentos, valores, saúde emocional, filhos, a saúde emocional dos filhos e muito mais. Não pode ser tratado como um objeto que pode ser substituído caso se estrague ou se quebre. É algo para ser nutrido, fortalecido, cultivado e principalmente trabalhado por toda a vida, todos os dias. Não fica pronto após o "sim" e nem deve terminar com a morte.


loading...
Compartilhe com seus amigos:


Comentários

Mais vistos da semana:

Se você tem o anel Vênus na linha da mão você é uma pessoa especial

É por isso que as orelhas ficam vermelhas e quentes

4 coisas que as mulheres adoram mas tem vergonha de pedir

5 signos que em 2018 vão ter sorte no amor

Dicas valiosas para deixar de fumar de uma vez por todas

8 coisas que o homem SÓ faz com a mulher que ama de verdade

Fantasias sexuais secretas de cada signo

Você nunca deve remover os "pelos" do nariz, os motivos são estes..

As mentiras que cada signo do zodíaco mais conta

6 Cuidados essenciais que toda a grávida deve ter